Novo cabeçalho

Pescadores artesanais lotam escritório em Tracuateua


Uma grande quantidade de pessoas de diversas comunidades do Município de Tracuateua vem procurando o Escritório Local da EMATER-PARÁ para ter acesso ao PRONAF B, com o intuito de comprar apetrechos destinado à pesca na região. Muitos são agricultores familiares que praticam a pesca artesanal como atividade de complemento de renda e/ou para consumo próprio familiar.

Apesar da grande demanda existente para a atividade e do potencial hídrico do Município, famoso pelos seus diversos igarapés, campos alagados e praias para o mar, somente a partir de janeiro de 2009 as comunidades puderam contar plenamente com um profissional específico da área. Mas mesmo assim, foi apenas em 2008, atendendo a demanda identificada no diagnóstico participativo promovido pela EMATER-PARÁ no ano anterior para a elaboração do seu Plano Municipal de ATER 2008, que Tracuateua passou a ter a presença de um profissional da área cedido pelo ESLOC de Bragança, o Engenheiro de Peca Carlos Roberto, que atendeu a demanda de mais 400 moradores do Município.

A alta procura pelo microcrédito via PRONAF e, conseqüentemente, pela assistência técnica e outras orientações necessárias possibilitou a lotação do técnico de pesca e aqüicultura Ryan Carneiro no Escritório Local de Tracuateua da EMATER-PARÁ. Até o momento, estão sendo atendidas as comunidades de Mimim, Santa Tereza, Santa Clara, Flexeira, Peri, Nanam, Juruçara, Chapada, Quatipuru Mirim, Goiaval e Quatro Bocas. A previsão é que mais de 300 pescadores artesanais sejam beneficiados este ano pelo crédito rural.


* Texto por Lysmar Freitas - Engenheiro de Produção / Téc. de Planejamento - AMA-Capanema

Um comentário:

  1. Prezados colegas

    No dia 13/11/2009, das 10 às 12 horas, em Bragança, haverá reunião e palestra sobre "Estratégias para produção de sementes de feijão-caupi". Será realizada no auditório do Marujos Suites Hotel. O público será formado por produtores de sementes, lideranças e secretários municipais de agricultura de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua; Ourém, Peixe Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu. Gostariamos de contar com as vossas presenças nesse importante evento. Aguardamos resposta.
    Cordialmente
    Altevir Lopes
    Embrapa/Funagri

    ResponderExcluir