Novo cabeçalho

Projeto pretende controlar a erosão em vicinal no município de Peixe-Boi


Um projeto inédito da EMATER-PARÁ pretende controlar a erosão e assim preservar uma vicinal que liga as comunidades de Urubuquara e Abaeté no Município de Peixe-Boi. A idéia surgiu a partir da péssima condição em que alguns trechos desse caminho entre as referidas comunidades vem ficando após cada nova forte chuva na região.

Segundo o extensionista rural do escritório local da EMATER-PARÁ em Peixe-Boi, Cleto Cella, as águas pluvias correm livremente nos leitos impermeáveis da vicinal, arrastam as camadas superficiais do solo, abrem sulcos a beira da mesma e provocam danos muitas vezes graves à terra.

Para solucionar esse problema, Cleto Cella vem discutindo com as comunidades diretamente prejudicadas pela ação da água das chuvas, lideranças e autoridades do Município, a construção de pequenas lagoas, que lembram ferraduras ou meia-luas, conhecidas como bacias de captação, ao longo de toda a vicinal.

A água armazenada, além de todas as utilidades imagináveis à superfície do solo, aumentaria o volume de água dos lençóis subterrâneos, alimentando e fortalecendo as nascentes, igarapés e rios localizados no entorno. No final das contas, isso pode representar grandes benefícios na economia rural, pois diminuiria os efeitos da estação seca. Ou melhor, toda a coletividade sairia ganhando economicamente, pois a Prefeitura e a comunidade se veriam livres dos gastos com contínuo trabalho de manutenção da vicinal após as chuvas e os veículos que por ela passam, incluindo os da EMATER-PARÁ, evitariam possíveis prejuízos com manutenção e/ou conserto.

O projeto, assim que for implantado, tem a intenção com apoio da Prefeitura e demais organizações locais expandir sua ação para as demais estradas do Município que sofram com problema semelhante. É um trabalho importante de conservacionismo e de aproveitamento da água, que até o momento não tem tido uma finalidade útil para os agricultores familiares da região.

Um comentário:

  1. esse trabalho é muito enteressante e deveria ser levado a outros locais.

    ResponderExcluir