Novo cabeçalho

Mini-fábrica de Castanha de Caju de São João de Pirabas é destaque no FRUTAL 2010


Pela primeira vez desde sua implantação em 2009 no Município de São João de Pirabas, a mini-fábrica de Castanha de Caju participa de uma exposição, a Frutal Amazônia/ Flor Pará 2010, e não só mostra seus produtos como também o processo de produção, através da disposição de todo seu maquinário no estande ocupado pelo empreendimento solidário no Parque Tecnológico do evento. Tal feito somente foi possível através da parceria da EMATER-PARÁ e Prefeitura Municipal de São João de Pirabas que garantiu o apoio logístico para as máquinas e os agricultores familiares responsáveis pela mini-fábrica.

Os visitantes da Frutal Amazônia/ Flor Pará 2010, que ocorreu no Centro de Convenções da Amazônia - Hangar - em Belém entre 24 e 27 de junho, puderam conferir como funciona a seleção, o corte, o beneficiamento e o empacotamento da castanha de caju com os próprios produtores da amêndoa. Esse contato com o consumidor e o produtor-beneficiador possibilitou um intercâmbio inédito e bem sucedido, que podia ser visto nos rostos contentes de ambas as partes.

A mini-fábrica de castanha de Caju de São João de Pirabas é resultado de um projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) elaborado pela EMATER-PARÁ em parceria com Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) em 2008. O projeto tem por objetivo a intermediação para a formação de empreendimento solidários de base familiar nos Municípios de São João de Pirabas, Salinópolis e Santarém Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário