Novo cabeçalho

Relatório de atividades 2008


Este mês foi concluído o envio das informações sobre experiências exitosas ocorridas no ano de 2008, nos municípios da Regional de Capanema da EMATER-PARÁ. As informações são destinadas para compor o relatório de atividades da empresa referente ao ano de 2008, que ganhará dimensão nacional sendo distribuída para os mais importantes órgãos ligados a ATER no Brasil.

Entre as experiências que melhor se enquadravam nos requisitos da publicação estão uma de Primavera e outra de Bragança. Os principais temas tratados envolviam a agroecologia, o respeito ao meio ambiente e a condição humana e econômica do homem do campo.

Em Bragança-PA, a compostagem orgânica é o carro chefe das atividades agroecológicas do Sr. José Martins, que aposta em técnicas alternativas para a conservação de sua fazenda e melhoria de sua atividade econômica. Suas experiências lhe tem rendido visitas de outros municípios e reconhecimento de órgãos como SEBRAE e EMBRAPA.

Já no município de Primavera, o trabalho de um grupo de produtores rurais com o manejo de açaizais nativos e recomposição de áreas com açaizeiros tem trazido benefícios em várias comunidades, que acabaram ganhando exemplos locais de como incrementar a renda da família e manter o meio ambiente a sua volta, num trabalho de educação ambiental onde seus filhos vivem a experiência desde novos.


Ambas experiências trazem por trás de suas ações um arcabouço teórico que envolve a melhoria da qualidade de vida do agricultor, levando a resultados de sucesso como o do Senhor José Martins e fixação do homem do homem do campo em suas propriedades como em Primavera.

Sérgio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário