Novo cabeçalho

Projeto de Castanha de Caju Passa a Englobar Três Municípios do Regional de Capanema

Reunião na Vila dos Miritis

Professor Milton Mota da UFRA coordenando a criação do comitê gestor
Inicialmente pensado para beneficiar os agricultores familiares do Município de São João de Pirabas que produzem castanha de caju , o projeto de implantação de um empreendimento de base solidária, que prevê ações como orientação técnica,  capacitação e instalação de uma mini-fábrica-escola, agora também conta com a participação de agricultores familiares de Santarém Novo e Salinópolis. Isso significa também o envolvimento da equipe de profissionais da EMATER-PARÁ desses respectivos Municípios.

Na verdade, alguns produtores de castanha de caju desses dois novos Municípios envolvidos já vinham participando de algumas ações de capacitação e reuniões sobre o projeto em São João de Pirabas. Durante esse período, foi constatado no grupo de trabalho do projeto a necessidade de ampliar o número de beneficiados pela ação, principalmente pelo potencial de produção de castanha de caju da região formada pelos três municípios, entretanto as dificuldades operacionais e logísticas pareciam ser os maiores inimigos da idéia.

Felizmente através da aprovação de novo projeto junto a FAPESPA pela UFRA, executora do projeto  com  EMATER-PARÁ, as ações já executadas e previstas em São João de Pirabas serão expandidas para as comunidades rurais de Santarém Novo e Salinópolis, incluindo a implantação de uma mini-fábrica-escola em cada município. Com isso, o projeto inicial passa a ter maior complexidade e portanto a necessidade de ter um grupo maior responsável pela gestão do mesmo.

Assim, em reunião realizada na escola municipal localizada na Vila dos Miritis em São João de Pirabas no dia 16 de julho de 2010 foi criado o comitê gestor do Projeto Castanha de Caju, formado por representantes dos três municípios da EMATER-PARÁ e das comunidades rurais e também do Escritório Regional de Capanema e UFRA, conforme tabela abaixo.

Organização Titular Suplente
UFRA Milton Antônia
EMATER - Regional de Capanema Lysmar Cristiane
EMATER - Salinópolis Pedroso Mauro
EMATER - São João de Pirabas Raposo Leonildes
EMATER - Santarém Novo Ângela Thomáz
Comunidades de Salinópolis Flávio Adelson
Comunidades de São J. de Pirabas Manoel Duca
Comunidades de Santarém Novo Paulo Ailton

Nenhum comentário:

Postar um comentário