Novo cabeçalho

EMATER-PARÁ

NOSSA HISTÓRIA
A Extensão Rural no Estado do Pará contou com o importante empenho de seu fundador o 1º Secretário Executivo da ACAR-PA (Associação de Crédito e Assistência Rural do Pará), Engº Agrº Alberto  Bentes Guerreiro, formado pela Escola de Agronomia da Amazônia em 1963, trabalhou na ACAR-MG. Em agosto de 1965, foi indicado pelo Presidente da ABCAR (Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural), Dr Aloísio Campello a fundar a ACAR-PA. No retorno à Belém tomou todas as providências para que seu objetivo se concretizasse contando com a fundamental assessoria do Secretário de Produção do Estado, Dr Walmir Hugo dos Santos. 
A Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado do Pará, ACAR-PARÁ, foi fundada em 03 de dezembro de 1965 e regulamentada através do Decreto nº 58.382 de 10.05.1966, tendo por membros fundadores: o Governo do  Estado, a Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural - ABCAR, o Banco de Crédito da Amazônia, a Superintendência do Plano de Valorização Econômico da Amazônia-SPVEA (Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia),   o Banco do estado do Pará e a Escola de Agronomia da Amazônia. Esta  foi a  17ª Associação a se integrar no Sistema ABCAR, cabendo-lhe promover a execução da Extensão Rural no Pará.
O primeiro Escritório Estadual contou com os colegas pioneiros: José maria Oliveira Lima e Raimundo Lino Dias (Economistas), Raimundo Pereira Galvão Filho(Administrativo), Waltilde Seabra Braga (Secretária),  Francisco Silva (Motorista), funcionando em uma sala da então Secretaria de Produção. A posse do Secretário Executivo foi dada pelo Governador Jarbas Passarinho no  Palácio Lauro Sodré.  
Em setembro de 1966, foram criados os cinco primeiros escritórios locais:

  • Castanhal (29/09/1966)
    Engº Agrº Janildo de Souza Campos
    Profª Carmem Carvalho
    Administrativo - Elcy Godinho de Souza

  • Bragança (29/09/1966)    

    Engº Agrº Manoel Moura Melo
    Profª Maria Oscarina Costa
    Administrativo- José Augusto C. da Silva

  • Capanema (30/09/1966) 

    Engº Agrº Walter Cassiano Ferreira
    Profª Orlandina Silva
    Administrativo - Gesonias da Silva Rego

  • Igarapé-Açu (30/09/1966) 

    Engº Agrº José Maria Amaral Ramos
    Profª Iracelina Wanzeller
    Administrativo - Eunice dos S. Marques

  • Maracanã (30/06/1966)   

    Engº Agrº Sebastião Alves de Almeida
    Profª Maria Laíde V. de Nazareth
    Administrativo Miguel Pousada dos Reis


No processo de expansão da Extensão Rural houve a criação dos primeiros Regionais: 

  • Regional de Castanhal (04/1967) - Supervisor Regional - Engº Agrº Janildo de Souza Campos (in memoriam), Supervisora Social - Carmem Castanho
  • Regional de Santarém (2º semestre/1967) - Supervisor Regional - Engº Agrº Walter Cassiano Ferreira
  • Regional de Capanema (2º semestre/1968) - Supervisor Regional - Engº Agrº Manoel Moura Melo, Supervisora Social - Francisca da Silva Nery.  

A Emater-Pará é o órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará que presta serviços especializados nas áreas de Ciências Agrárias e Humanas, difundindo conhecimentos e informações tecnológicas no meio rural. Com sede no município de Marituba e representatividade em todo o Estado. 
Emater-Pará sinaliza com princípios norteadores de equidade, eficiência e sustentabilidade, para implementação de um modelo de desenvolvimento aliando expansão econômica e exploração nacional do patrimônio natural, para gerar riqueza em sintonia com a melhoria da qualidade de vida do povo do nosso Estado. 



MISSÃO
Contribuir com soluções para agricultura familiar, com serviços de assistência técnica, extensão rural e pesquisas baseadas nos princípios éticos e agroecologicos.


VISÃO DE FUTURO
Ser reconhecida pela excelência em assistência técnica, extensão rural e pesquisa para a agricultura familiar na região amazônica.


PROGRAMAS E PROJETOS DE GOVERNO DA EMATER-PARÁ

 


ÁREA DE ABRANGÊNCIA
A Emater-Pará presente nos 144 municípios paraenses através de 01 Escritório central, 12 Escritórios regionais, 144 Escritórios locais sendo um posto avançado em Castelo dos Sonhos e 02 Centros de Capacitação – Unidade Didática Agroecológica do Nordeste Paraense-UDB (localizado em Bragança) e Unidade Didática Agroecologica do Sudeste Paraense-UDM (localizado em Marabá).

Fonte: Trilhas de Idealismo - Manoel Moura Melo (págs 28-31,42-44)
          Portal EMATER-PA - www.emater.pa.gov.br
           

2 comentários:

  1. gostaria de ver as fotos de santarém novo no blog do Regional.

    ResponderExcluir
  2. Vamos colocar fotos das ações realizadas pelo esreg neste ano de 2010.

    ResponderExcluir