Novo cabeçalho

Nova Timboteua

1 ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS
1.1 HISTÓRICO
A criação de Nova Timboteua, como a dos demais Municípios da Zona Bragantina, foi resultante da construção da Estrada de Ferro de Bragança, atualmente extinta. Entretanto, de modo particular, as origens do Município remontam aos exploradores que subiram o rio Peixe-Boi e se instalaram na confluência desse o com o rio Timboteua e o igarapé Jaburu, em 1885, quando essa área ainda pertencia a Santarém Novo.
Em 1888, Serafim dos Anjos Costa foi atendido na demarcação de terras que requereu ao poder público e estimulou os demais residentes da vizinhança a construírem um povoado em suas terras, o que se concretizou em 1892; três anos depois, a povoação de Timboteua foi reconhecido oficialmente pela Lei Estadual n° 324, de 6 de julho de 1895, pertencente ao município de Santarém Novo.
Contudo, a povoação de Timboteua, que fora objeto de cogitações para a instalação do Município, entrou em decadência, em função dos novos assentamentos que surgiram noutros locais. Desta forma, a construção de uma estação da Estrada de Ferro de Bragança, no lugar onde atualmente está situada a sede municipal, fez com que o povoado progredisse rapidamente e atingisse, em 1915, a condição de povoado, sob a denominação de Tabuleta.
Em 1943, o Decreto-Lei Estadual n° 4.505, de 30 de dezembro, que fixou a divisão territorial do Estado, criou o município de Nova Timboteua, com territóo desmembrado de lgarapé-Açu, que passou a contar com os distritos de Timboteua, Nova Timboteua e Peixe-Boi, desmembrados de lgarapé-Açu.
Em 1955, houve uma tentativa de desmembramento das terras de Nova Timboteua para a criação do município de Peixe-Boi, através da Lei n° 1.127, a qual foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal, naquele ano. Em 1961, através da Lei n° 2.460, de 29 de dezembro, foi efetivado o referido desmembramento e criado o município de Peixe-Boi.
Timboteua foi o nome original do município que, na língua tupi-guarani, significa lugar abundante de timbós. Posteriormente, passou a denominar-se Tabuleta, por causa da existência de um marco da quilometragem da Estrada de Ferro. A designação de Nova Timboteua adveio da decisão dos moradores, pois, de um lado, o uso do topônimo Timboteua causara enorme confusão, por existir outra vila com esse nome, e, de outro, porque era preciso ficar dentro das normas legais, que impediam a utilização do designativo Tabuleta, como era conhecida popularmente a sede do Município.
Atualmente, Nova Timboteua é constituída pelos distritos de Nova Timboteua (sede) e Timboteua.

1.2 CULTURA
As manifestações religiosas mais importantes do município de Nova Timboteua são as festas em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, realizada no período de 18 a 26 de julho; a de São Raimundo Nonato, na localidade do mesmo nome, no dia 31 de agosto; e a festa religiosa de maior destaque, a de São Francisco de Assis, o padroeiro do Município, que acontece de 29 de setembro a 4 de outubro.
Já no distrito de Timboteua, ocorre a festividade de São Benedito. Como em grande parte dos municípios paraenses, as festividades religiosas em Nova Timboteua são acompanhadas de um forte lado profano, sendo que os arraiais são a expressão mais comum dos festejos populares. Além disso, realizam-se festas dançantes, geralmente na véspera do evento, se este ocorrer no final de semana.
Entre as manifestações da cultura popular local, destacam-se o Boi-Bumbá Mimo de Ouro, o Cordão do Arajuba e o Cordão de Pescaria de Jacundá, que fazem exibições nos meses de junho e julho, havendo, ainda, no mês de agosto, o levantamento do mastro em homenagem a São Raimundo Nonato.
O artesanato local não apresenta maior importância, apesar da pequena produção de remos, que não representa elemento caracterizador do Município.

2 ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS
2.1 LOCALIZAÇÃO
O município de Nova Timboteua pertence à Mesorregião Nordeste Paraense e à Microrregião Bragantina. A sede municipal apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 010 12’ 17” de latitude Sul e 47° 23’ 20” de longitude a Oeste de Greenwich.

2.2 LIMITES
Ao Norte - Município de Santarém Novo
A Leste - Municípios de Peixe-Boi e Bonito
Ao Sul - Municípios de Bonito e Santa Maria do Pará
A Oeste - Municípios de Santa Maria do Pará e lgarapé-Açu.

2.3 SOLOS
Há dominância do Latossolo Amarelo e do Concrecionário Laterítico. Tidos como solos profundos, ácidos, porosos e bem desenvolvido, apresentam, entretanto, baixa fertilidade.

2.4 VEGETAÇÃO
A cobertura vegetal predominante no Município era a Floresta Primitiva, que hoje se apresenta substituída pela Floresta Secundária (capoeiras em vários estágios). Isto se deve à alteração sofrida com os desmatamentos da região Bragantina durante a implantação da ferrovia, hoje extinta.

2.5 PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal natural, em imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, era de 100%. Atualmente, o
Município necessita de trabalhos para recuperação das áreas mais críticas e da aplicação da Lei n° 4.771, do
Governo Federal, para proteger os os Maracanã, Taciateua, Peixe-Boi e Jaburu, e o igarapé Jutaí.

2.6 TOPOGRAFIA
O Município apresenta uma variação topográfica inexpressiva, embora seja um dos mais altos município da região Bragantina. A altitude da sede é de 50 metros.

2.7 GEOLOGIA E RELEVO
O Município apresenta, em toda sua extensão territorial, sua constituição geológica inserida no Terciário da Formação Barreiras e sedimentos do Quaternário Atual e Subatual. Acompanhando a litologia, o relevo apresenta formas suaves de tabuleiros e elevações ligeiramente colinoformes, além de terraços e várzeas nas áreas fluviais. Por esse condicionamento, apresenta-se, regionalmente, fazendo parte da unidade moríoestrutural do Planalto Rebaixado da Região Bragantina.

2.8 HIDROGRAFIA
Sua rede de drenagem é constituída pela bacia do rio Maracanã, que serve de limite natural entre Nova Timboteua e lgarapé-Açu. Pertencem ao Município somente os afluentes da margem direita do rio Peixe-Boi, que passa ao norte do distrito de Timboteua. Outros afluentes do Maracanã, de menor importância, são: o o Taciteua, que serve de limite com Santa Maa do Pará; os rios e igarapés Tracuateua, Cariteua, da Areia e lgarapé-Miri, sendo que este último atravessa a sede do Município.

2.9 CLIMA
O clima do Município, de características generalizadamente úmidas, equatorial megatérmico, apresenta, como em toda a região, temperaturas elevadas, em média de 25° C, e regime pluviométrico em torno de 2.250 mm, com maior incidência entre janeiro e junho. Também apresenta elevada umidade, oscilando em tomo de 85%.

Um comentário:

  1. ai n tem nd q ew procuro cade as crenças q n tem nd ae o mew trabalho vale 5 pts e n tem as crenças vai fik incompleto e ew n vo te os 5 pts ew as crenças kkkkkkk

    ResponderExcluir