Novo cabeçalho

Capanema

1 ASPECTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS
1.1 HISTÓRICO
O município de Capanema, originalmente conhecido com o nome de Quatipuru, foi constituído com terras desmembradas do município de Bragança, em 1879. O marco inicial do povoamento de Quatipuru é atribuído ao sítio do senhor Joaquim da Silva, a partir do qual, posteriormente, foi instalada a sede municipal.
Enquanto ainda era conhecido por Quatipuru, foram muitos os atos que afetaram a circunscrição legal do atual Município de Capanema, entretanto, somente os principais fatos merecem destaque, podendo ser citados de forma a obedecer a uma seqüência cronológica.
Em 1863, segundo a Lei n° 432, de 31 de dezembro, o povoado de Quatipuru foi constituído em Distrito de Paz. Em 1868, pela Lei n° 591, de 26 de outubro, foi elevado à categoria de Freguesia. Por sua vez, em 1879, segundo a Lei n° 934, de 31 de julho, a freguesia de Quatipuru foi elevada à categoria de Vila, com a criação do respectivo Município, instalado no dia 1° de julho de 1883.
Em 1890, durante a vigência do Governo Provisório do Estado, advindo do Regime Republicano, a Câmara Municipal de Quatipuru foi extinta, mediante o Decreto n° 83, de março desse ano, sendo substituída, na mesma data, pelo recém/então criado Conselho de Intendência Municipal
Em 1900, mediante a Lei Estadual n°729, de 3 de abril, desse ano, o município de Quatipuru foi extinto, sendo o seu território anexado às áreas patrimoniais dos municípios de Salinópolis e Bragança. Já em 1902, de acordo com a Lei n° 823, de 24 de outubro desse ano, Quatipuru voltou a sua condição de Município, resgatando os seus antigos limites territoriais.
Tendo em vista a boa localização geográfica da vila de Mirasselvas em relação à Estrada de Ferro de Bragança, que na época encontrava-se em construção, a Lei Estadual n° 1.052, de 28 de outubro de 1908, transferiu a sede municipal de Quatipuru para aquela Vila. Pela Lei Estadual n° 1.327, de 21 de outubro de 1913, porém, retornou ao lugar de origem: a vila de Quatipuru. Em 1919, segundo a Lei n.° 1.802, de 4 de novembro desse ano, a sede municipal foi transferida para a vila de Capanema, o que ocasionou o retorno de Quatipuru à condição de Vila.
O Decreto Estadual n.° 68, de 27 de dezembro de 1930, alterou a denominação do município de Capanema para Siqueira Campos, permanecendo assim até o ano de 1938, quando lhe foi restabelecido o topônimo Capanema, através do Decreto Estadual n° 2.972, de 31 de março desse ano.
Em 1955, houve uma tentativa de desmembramento do território de Capanema para constituir o município de Quatipuru, mediante a Lei Estadual n.° 1.127, de 11 de março do mesmo ano, ato este que foi anulado devido à inconstitucionalidade da Lei, assim decretada pelo Supremo Tribunal Federal. Dessa forma Quatipuru se manteve como distrito de Capanema. Por outro lado, concretizou-se o desmembramento de parte do território de Capanema para a criação do Município de Primavera, conforme a Lei n.° 2.460, de 29 de dezembro de 1961. E Capanema perdeu, além do distrito de Primavera, o distrito de Quatipuru, que passaram a pertencer ao novo Município.
O primeiro nome dado ao Município, Quatipuru, foi devido à abundância de roedores - coatipuru ou acutipuru “sciurus aestucus” - existentes na região. Posteormente, recebeu a denominação de Siqueira Campos, em homenagem a um dos heróis da Revolução de 30. A partir de 1938, passou a ser designado Capanema que, na língua indígena, significa “Mato Infeliz”.
Atualmente, Capanema é constituído pelos distritos de Capanema (sede), Mirasselvas e Tauari.

1.2 CULTURA
A pncipal manifestação religiosa do Município é a tradicional festa em homenagem a santa padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizada na cidade de Capanema, no período de 30 de novembro a 8 de dezembro, cujos festejos são acompanhados por missas, novenas, procissão e arraial. Fora da sede municipal, na localidade de Mirasselvas, no período de 4 a 13 de julho, ocorre a Festa de Santo Antônio, acompanhada de novenas, missas, procissões e do levantamento de “mastro votivo”.
Constitui, ainda, festividade religiosa, a festa em celebração ao Sagrado Coração de Jesus, realizada na cidade de Capanema, no período de 26 de junho a 3 de agosto, acompanhada por novenas, missas, arraial e procissão de encerramento.
Outras atividades de cunho popular também são destaques no Município. Entre elas, estão a Feira da Cultura Popular, os concursos de quadrilhas, os festivais de poesias, a Festa das Flores e a Festa de Cheiro.
O “Boi Promesseiro” e o Cordão de Pássaro “Beija Flor”, embora sem o brilho inicial, são os grupos típicos que mais se destacam em Capanema.
O artesanato local vem sobrevivendo precariamente. A única modalidade que sobressai é a cerâmica, de valor artístico, embora pouco divulgada e comercializada na região.

O Mercado Municipal, a igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e o prédio do Colégio São Pio X podem ser considerados exemplares de maior destaque do patrimônio históco e cultural de Capanema. Como equipamentos culturais, merecem destaque a Biblioteca Pública e a Casa da Cultura.

2 ASPECTOS FÍSICO-TERRITORIAIS
2.1 LOCALIZAÇÃO
O Município de Capanema pertence à Mesorregião do Nordeste Paraense e à Microrregião Bragantina. A sede municipal tem as seguintes coordenadas geográficas: 010 11’ 45” de latitude Sul e 47° 10’ 51” de longitude a Oeste de Greenwich.

2.2 LIMITES
Ao Norte - Municípios de Primavera e Quatipuru
A Leste - Município de Tracuateua
Ao Sul - Municípios de Tracuateua e Bonito
A Oeste - Municípios de Peixe-Boi e Bonito

2.3 SOLOS
Os solos do Município são representados pelo Latossolo Amarelo, textura média, Concrecionáos Lateríticos, Areia Quarízosa, Latossolo Amarelo e Podzol Hidromórfico, além de solos Hidromórficos Indiscriminados e solos Aluviais, em associações.

2.4 VEGETAÇÃO
A cobertura vegetal primitiva de Floresta Densa dos baixos platôs Pará/Maranhão foi quase que totalmente substituída pela Floresta Secundária ou de Capoeira, pela ação dos desmatamentos para plantio de espécies agrícolas de subsistência e por campos artificiais destinados à pecuária de leite e de corte.
Restam íntegras, ainda, as Florestas Ciliares e de Várzea que ocupam as margens dos rios e trechos sob influência de inundação periódica.

2.5 PATRIMÔNIO NATURAL
A alteração da cobertura vegetal, observada em imagens LANDSAT-TM, do ano de 1986, era de 88,29%. Os acidentes geográficos mais importantes e carentes de proteção são o rio Quatipuru e os lagos Açu e Segredo. Os maiores depósitos de calcários da Zona Bragantina - explorados para fabricação de cimento — encontram-se no Município.

2.6 TOPOGRAFIA
Os dados acerca das costas existentes no Município atestam uma altitude média de 32 metros, constatada na sede municipal.

2.7 GEOLOGIA E RELEVO
Além dos sedimentos da Formação Barreiras, de idade Terciária, ocorrem, também, na área, aglomerados de calcário fossilífero da Formação Pirabas que, na região nordeste do Pará, se encontram subjacentes àquela Formação. Recobrindo essas duas unidades geológicas, encontram-se os sedimentos Inconsolidados do Quaternário Antigo e Recente, localizados nas áreas sujeitas a inundações periódicas.

2.8 HIDROGRAFIA
A drenagem do Município é representada pelo rio Quatipuru e o seu formador, o rio Açaiteua, que constituem o limite leste entre Capanema e o Município de Bragança.O rio Quatipuru passa pelo distrito de Mirasselvas e se dirige para o norte do Município de Capanema. Um de seus subafluentes, o igarapé Açu - também conhecido como Alagado, do Segredo ou Vale Santa Helena - recebe uma série de cursos menores, enquanto o seu afluente, o igarapé Vale do BasIlio, limita Capanema, ao norte, com o município de Pmavera. A sudoeste do Município, próximo a sua sede, encontram-se as nascentes do rio Urucur afluente da margem direita do rio Peixe-Boi. Este último, com o seu tributário, pela margem esquerda, o rio Capanema, faz limite com o município de Peixe-Boi.

2.9 CLIMA
O Município apresenta o clima do tipo Am, segundo a classificação de Kõppen, que se traduz por ser um clima quente e úmido, dividido em duas estações: uma mais chuvosa, entre os meses de dezembro a maio, e a outra, menos chuvosa, entre os meses de junho a novembro.
A precipitação pluviométrica média está em torno de 2.200 mm anuais. A temperatura máxima varia entre 29° C e 31° C, sendo que a temperatura média fica em torno de 26° C.
A umidade relativa do ar se apresenta entre os 78% a 93%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário