Novo cabeçalho

Parceria resgata Unidade de Beneficiamento de Mandioca em Santarém Novo



A Unidade de Beneficiamento de Mandioca de Santo Antônio do Trombetas, localizada no município de Santarém Novo, vem se tornando a cada dia uma referêcia na produção de farinha e na gestão de empreendimento associativista, mesmo com todas dificuldadades que são comuns a esse tipo de iniciativas na região. Sob a responsabilidade da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santo Antônio do Trombetas (APPRSAT), o atual estágio da unidade de beneficiamento é resultado da parceria com a Prefeitura e Câmera Municipais de Santarém Novo, SEAMA, ADEPARÁ, EMBRAPA, EMATER-PARÁ, SEBRAE e Banco do Brasil.

Fundada em 1997, a unidade passou por problemas operacionais e de gestão logo em seguida, o que cuminou na interrupção de suas atividades por alguns anos. Somente em 2002, com a formação das parcerias mencionadas e recuperação e adaptação das máquinas e da infra-estrutura predial da unidade de beneficiamento, a APPRSAT conseguiu retornar as atividades do empreendimento.

Funcionando a todo vapor, a unidade de beneficiamento produz farinha que pode ser encontrada no mercado local e nas prateleiras de importantes supermercados nos municípios de Capanema e Salinópolis, graças à disponibilidade do produto em embalagens para comercialização no varejo. Isso é possível, pois além do beneficiamento da mandioca, a APPRSAT também embala e entrega o produto encomendado.

A EMATER-PARÁ, através da coordenadora local, socióloga Ângela Sullaiman, e do extensionista rural, técnico em agropecuária Thomáz da Silva, vem trabalhando junto a APPRSAT com ações para o fortalecimento da associação e do espirítio cooperativista do grupo e, principalmente, aumento da produção da mandioca em Santarém Novo com a elaboração de projetos para obtenção de crédito rural via PRONAF e assistência técnica mais presente, visto que hoje parte da matéria-prima utilizada na fabricação da farinha é proveniente de municípios vizinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário