Novo cabeçalho

II Oficina de Apoio a Elaboração dos Projetos Finalísticos - PROATER 2009


Aconteceu no dia 21 de novembro de 2008, na sala Multi-uso do SEBRAE em Capanema, a II Oficina de de Apoio a Elaboração dos Projetos Finalísticos para o PROATER 2009. O objetivo da oficina era reforçar alguns pontos acerca do processo de elaboração de projetos, conforme Termo de Referência e Modelo Referencial encaminhados aos escritórios pela Coordenadoria de Operações da EMATER-PARÁ (COPER).

A idéia da realização dessa oficina surgiu a partir da identificação da existência de algumas dúvidas e/ou má compreensão com relação à elaboração de projetos entre os extensionistas rurais do Regional de Capanema. Isso foi possível após a realização anterior de uma oficina acerca do PROATER 2009, que tinha como atividade prática a elaboração de rascunhos dos projetos finalistícos pela equipe técnica de cada escritório e sua posterior entrega, no prazo de 7 dias, a equipe AMA-Capanema para verificação.

Identificadas as principais pendências metodológicas com relação à construção dos projetos, foi organizada e aplicada pela extensionista rural Ana Lúcia Guerreiro, com a colaboração do técnico de planejamento Lysmar Freitas, a oficina que, entre outros pontos, abordou o correto enquadramento dos projetos nos programas do governo, a diferença entre sub-projeto e sua identificação, a forma correta de se preparar o resumo do projeto e as elaborações de justificativa, objetivos, metas e estratégias de ação.

A oficina contou com a participação de pelo menos um técnico de cada um dos 15 escritórios do Regional de Capanema, que ajudaram a construir ao longo da oficina cada etapa de um projeto finalístico fictício. Para visualizar a apresentação utilizada na oficina, clique no link abaixo para baixá-la em formato pdf.


APRESENTAÇÃO DA OFICINA



* Texto por Lysmar Freitas - Engenheiro de Produção / Téc. de Planejamento - AMA-Capanema

Nenhum comentário:

Postar um comentário